Levantamento Radiométrico

A RDC 330/2019 da Anvisa exige que o Levantamento Radiométrico seja Realizado a cada 4 anos.

O Levantamento Radiométrico (LR)

O LR Consiste na medição da radiação ao redor da sala do equipamento emissor de radiação (Raios-x, Mamografia, Tomografia, etc).

Área Controlada (Dosimetria Pessoal)

Em instalações de radiodiagnóstico, toda circunvizinhança da área controlada deve ser classificada como área livre, sob o aspecto de proteção radiológica.

Área Livre (Circulação Interna)

O Levantamento Radiométrico garante que o ambiente está seguro e dentro dos limites de dose de radiação que são: a) 5 mSv/ano em áreas controladas, b) 0,5 mSv/ano em áreas livres.

Segundo a RDC 330/2019

Um programa de monitoração de área deve ser implantado para comprovar os níveis mínimos de radiação, incluindo verificação de blindagem e dos dispositivos de segurança.

Blindagem das Salas de Raios-x

As salas de raios-x devem dispor de: a) Paredes, piso, teto e portas com blindagem que proporcione proteção radiológica às áreas adjacentes, de acordo com os requisitos de otimização, observando-se os níveis de restrição de dose. Deve-se observar, ainda: (i) as blindagens devem ser contínuas e sem falhas; (ii) a blindagem das paredes pode ser reduzida acima de 210 cm do piso, desde que devidamente justificado;

Levantamento Radiométrico

Popularmente conhecido por “Laudo Radiométrico”, sem dúvida, é um dos principais testes realizados dentro do serviço de diagnóstico de imagem que faz uso da radiação ionizante. Garante não só a segurança dos colaboradores do setor, mas também das pessoas que transitam nas proximidades do local de trabalho.

O Levantamento Radiométrico tem atuação e relevância na medição dos níveis de radiação em áreas adjacentes, ou seja, avalia a dissipação de ondas radioativas em ambientes que estejam anexos ou próximos às salas que recebem equipamentos emissores de raios X. Garantindo assim a segurança dos Indivíduos em exposição ocupacional, além é claro, do público em geral. Os valores apresentados no Levantamento Radiométrico devem atender os limites de dose anual sugeridas pelas normas e Leis. Em outras palavras, esse teste valida o projeto de blindagem da sala, demonstrando se a mesma está de acordo com os limites aceitáveis de dose anual.

As salas de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista devem dispor de:
  • Paredes, piso, teto e portas com blindagem que proporcione Proteção Radiológica às áreas adjacentes, de acordo com os requisitos de otimização, observando-se os níveis  de restrição de dose  de ≤ 0,5 mSv/ano para área livre e 5,0 mSv/ano para área controlada, observando ainda:
    •  As blindagens devem ser contínuas e sem falhas;
    •  A blindagem das paredes pode ser reduzida acima de 210 cm do piso, desde que devidamente justificado;
    •  Particular atenção deve ser dada à blindagem da parede com bucky mural para exame de tórax e às áreas atingidas pelo feixe primário de radiação; e
    •  Toda superfície de chumbo deve estar coberta com revestimento protetor como lambris, pintura ou outro material adequado.
Os Ambientes
  • As salas onde se realizam os Procedimentos Radiológicos de Diagnóstico e Intervencionismo devem:
    •  Ser classificadas como áreas controladas;
    •  Possuir barreiras físicas com blindagem suficiente para garantir a manutenção de níveis de dose tão baixos quanto razoavelmente exequíveis, não ultrapassando os níveis de restrição de dose estabelecidos nesta Resolução;
    •  Quando o acesso ao comando se der exclusivamente pelo interior da sala de exames, o comando também deve ser classificado como área controlada;
    •  Em instalações de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista, toda circunvizinhança da área controlada deve ser classificada como área livre, sob o aspecto de Proteção Radiológica.

Não perca tempo, agende uma visita agora!

Sua clínica será atendida pelos melhores físicos médicos do Brasil que garantirão segurança para você e seus pacientes.

Levantamento Radiométrico e Radiação de Fuga

Radiação de Fuga

Este teste é realizado, geralmente, seguido do Levantamento Radiométrico. Ambos possuem a mesma periodicidade (a cada 4 anos), segundo a RDC 330/2019 da ANVISA. Diferentemente do Levantamento Radiométrico, o teste de Radiação de Fuga avalia os níveis de radiação que são oriundos do cabeçote que compõe o próprio equipamento de raios X. Ou seja, o tubo de raios X é envolvido por uma blindagem, e precisamos ter certeza que esta proteção atenda aos limites legais de radiação ambiental, com o objetivo de garantir que aqueles que estão dentro da sala não recebam radiação desnecessária.

Agendar Visita

Mais Serviços

Confira nossos serviços para outras modalidades de equipamentos.

Radiologia Odontológica

Radiologia Odontológica

Dezembro 16, 2014

Radiodiagnóstico Médico

Radiodiagnóstico Médico

Dezembro 16, 2014

Radiologia Intervencionista

Radiologia Intervencionista

Dezembro 16, 2014

Medicina Nuclear

Medicina Nuclear

Dezembro 16, 2014